terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Cataratas do Iguaçu - Brasil


Formada por 275 quedas ao longo de 2,7 km no Rio Iguaçu com quedas de até 82 metros de altura, está localizada entre o Parque Nacional do Iguaçu criado em 1939, Paraná no Brasil e o Parque Nacional Iguazú criado em 1934, Missiones na Argentina, com o propósito de administrar e proteger os parques nacionais com área total de 250 mil hectares de floresta subtropical. Seu nome vem do Tupi-Guarani que siginifica "Água Grande".
A vazão média do rio fica em torno de 1.500 m3 por segundo, variando de 500 m3/s nas ocasiões de seca a 8.500 m3/s nas cheias.O volume maior de água ocorre entre os meses de outubro a março.
Cinco dos dezenove principais saltos estão no lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant, Santa Maria e União) e os demais no lado argentino.



 

Lenda Tupi-Guarani
Uma linda lenda tupi-guarani explica o surgimento das Cataratas do Iguaçu. "Há muitos anos atrás, o Rio Iguaçu corria livre, sem corredeiras e nem cataratas. Em suas margens habitavam índios caingangues, que acreditavam que o grande pajé M’Boy era o deus-serpente, filho de Tupã. Ignobi, cacique da tribo, tinha uma filha chamada de Naipí, que iria ser consagrada ao culto do deus M’Boy, divindade com a forma de grande serpente. Tarobá, jovem guerreiro da tribo se enamora de Naipi e no dia da consagração da jovem, fogem para o rio que os chama: - "Tarobá, Naipí, vem comigo!" Ambos desceram o rio numa canoa. M’Boy, furioso com os fugitivos, na forma de uma grande serpente, penetrou na terra e retorceu-se, provocou desmoronamentos que foram caindo sobre o rio, formando os abismos das cataratas. Envolvidos pelas águas, caíram de grande altura. Tarobá transformou-se numa palmeira à beira do abismo, e Naipí, em uma pedra junto da grande cachoeira, constantemente açoitada pela força das águas. Vigiados por M’Boy, o deus-serpente, permanecem ali, Tarobá condenado a contemplar eternamente sua amada sem poder tocá-la.



Resenha

Sem dúvidas uma das grandes maravilhas da natureza, é impossível não se emocionar e se impressionar com tão bela natureza que parece esculpida a mão de tamanha perfeição.

No lado brasileiro o transporte é realizado por ônibus articulados e doble-decks panorâmicos da administradora do Parque Nacional do Iguaçu, em todo o trajeto são transmitidas informações sobre o parque e passeios disponíveis em 3 linguas (português, espanhol, inglês), para os mais corajosos estão disponível trilhas, rappel, arvorismo e o famoso passeio de barco que cruza o rio iguaçu até a base de algumas quedas d'agua, todos os passeios são administrados pela empresa Macuco Ecoaventura, e podem ser comprados na entrada do parque. 
A trilha principal tem 1.200 m de extensão com dificuldade moderada, e margeia o rio iguaçu, onde é possivel admirar praticamente todas as quedas d'agua de ambos os parques, já que 80% das quedas se encontram no lado argentino e 20% no lado brasileiro, durante o percurso é possível admirar diversos passaros e animais silvestres. O apce do passeio está no final da trilha, em uma passarela que leva ao acesso com vista para a Garganta do Diabo, sendo a queda com o maior fluxo das Cataratas do Iguaçu.
Ao retornar da passarela é possível comprar lembranças em uma das lojas de souvenir, ou ser fotografado ao lado, ou até mesmo sobre as cataratas, através de montagem feita por uma equipe de fotógrafos profissionais que usam de muita criatividade para entreter a todos que passam pelo parque.

* Pontos negativos: Com o passar dos anos a bela visão das quedas d'agua são ofuscadas pela vegetação que cobre a trilha que margeia o rio iguaçu.

* O que Levar:
- Água;
- Camera Fotografica;
- Capa de chuva caso não queira se molhar em frente as quedas d'agua;
- Filtro Solar;
- Roupas leves no verão;
- Roupas impermeável no inverno;
 
* Informações Importantes:
Ingressos para o Parque Nacional do Iguaçu:  

Passeios Macuco Ecoaventura:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário